"The Cube", uma instalação feita de aço e cordas de 16 metros de altura concebida por Oyler Wu Collaborative, desafia a percepção volumétrica de sua própria geometria arquetípica. A aspiração para a instalação é alcançar a transcendência da primeira dimensão - a linha - ao simular a torção de planos bidimensionais que penetram e preenchem a estrutura do objeto, criando a percepção de um espaço tridimensional habitável.
Ao manipular repetidamente a posição e orientação das cordas em torno da estrutura geométrica rígida, a instalação simultaneamente transmite a coerência volumétrica de um cubo e o contorcionismo de uma padrão geométrico bidimensional extrapolado.
"O processo de projeto", explica o Oyler Wu Collaborative, "começou com um simples plano bidimensional com uma série de padrões, que consistiam em linhas atravessando a superfície. Esta superfície foi então repetida no espaço, criando seis planos, cada um a uma distância de 3 metros dos outros, formando um cubo perfeito."
"Movendo-se perpendicularmente aos planos há uma série de superfícies compostas por linhas que se adaptam, torcem e contornam para conectar os seis planos. Cavidades são formadas por estes planos deformados que adentram no volume do cubo."
Eventualmente, os planos extravasam o volume, levantando-o no ar e transformando-se em apoios estruturais para o volume de linhas."
- Ano: 2013